O 5º ano está trabalhando, jogando, resolvendo situações diversificadas e aprendendo GEOMETRIA e suas aplicabilidades na vida.
Com isso conheceu o TANGRAN...vejam alguns momentos especiais e percebam como é DIVERTIDO APRENDER BRINCANDO!!!
Saiba o que é...
Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo). Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças. Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado pelos professores de matemática como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática. Não se sabe ao certo como surgiu o Tangram, apesar de haver várias lendas sobre sua origem. Uma diz que uma pedra preciosa se desfez em sete pedaços, e com elas era possível formar várias formas, tais como animais , plantas e pessoas. Outra diz que um imperador deixou um espelho quadrado cair, e este se desfez em 7 pedaços que poderiam ser usados para formar várias figuras.
(fonte: wikipédia)

1º MOMENTO: EXPLORAR, CONHECER, RACIOCINAR...
Cada um dos grupos formados na sala recebeu um JOGO de TANGRAN e foi desafiado a montar o QUADRADO utilizando todas as peças sem sobreposição. Foram momentos divertidos e instigantes!
Depois de algum tempo sem que todos os grupos conseguissem cumprir com o desafio e após verbalizarem suas hipóteses (de que a professora havia tirado uma peça propositalmente, que era "impossível" montar...) a professora mostrou, durante 10 segundos, a resolução e assim os grupos fizeram mais tentativas e foram descobrindo a beleza de aprender brincando!
Este foi o primeiro grupo a conseguir montar o QUADRADO: Itiane e Vitor!
2º MOMENTO: CONFECCIONAR SEU PRÓPRIO JOGO
Com material em mãos (solicitado com antecedência) cada um dos integrantes do 5º ano confeccionou o seu próprio TANGRAN através de molde e uso da régua.
3º MOMENTO: EXPLORAR, DIVERSIFICAR, CRIAR E INTERAGIR
A turma foi motivada a montar as figuras propostas e a criar novas figuras registrando-as com desenhos no caderno e identificando as figuras geométricas utilizadas.
PRÓXIMOS MOMENTOS:
CONTINUAR A CAMINHADA...
DIVIDINDO CONHECIMENTOS, SOMANDO EXPERIÊNCIAS E MULTIPLICANDO APRENDIZAGENS!!!
DEIXE SEU COMENTÁRIO... SE GOSTOU, SE TEM DÚVIDAS... SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE! OBRIGADO POR SUA VISITA!
PARABÉNS PELO BELO TRABALHO, POIS BRINCANDO É QUE SE APRENDE COM MUITO MAIS SIGNIFICADO E CRIATIVIDADE.
ResponderExcluirROSEMARI SALDANHA.
Ahhh se todos alunos pudessem ter uma professora assim, ... maravilha,parabéns.
ResponderExcluirQue legal,parabéns.
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho, isso é para quem ama o que faz!!! Bjss
ResponderExcluir